domingo, 7 de novembro de 2010

Saber não Ocupa Lugar

A já algum tempo que venho reparando que nem todos os árbitros aplicam o mesmo tempo de jogo, quando á  falta de cronometrista. Por isso a minha pergunta para discussão esta semana é a seguinte.

- Quanto tempo de jogo corrido terá uma partida de infantis futsal, em que não haja cronometrista?
Sabendo desde já que com cronometrista o tempo de jogo é 15 minutos.

Participem

2 comentários:

  1. Penso ser ser nestas pequenas coisas, mas muito importantes, que a nossa associação (concelho de arbitragem , comissão técnica, ou lá o que queiram) falha. Não custava nada no inicio da época sairem uns comunicados estabelecendo certas normas a serem aplicadas pelos árbitros todos em igual. Seria só enviar por mail para cada árbitro e clubes, a questão estaria resolvida.
    Posso estar enganado, mas penso não haver nada escrito em relação ao tempo que se deva dar em caso de não haver cronometrista, ou falha do cronómetro. Lá está, o simples comunicado da parte das entidades competentes a indicar o tempo a dar, seria o necessário para ser aplicado por todos os árbitros o mesmo tempo No meu caso no escalão de infantis faço 25m cronometrados pelo árbitro.
    Pedro Lopes

    ResponderEliminar
  2. Ola a todos, eu dou razão ao Pedro Lopes, pois a nossa comissão técnica de futsal da AFE que simplesmente não nos informa ou simplesmente não existe por falta não sei de quê, não nos ajuda neste e noutros assuntos que são bastante importantes para os árbitros, mas também para as equipas? É muito mais importante estarmos atentos ao aquecimento dos jogadores, ao uso de coletes, ao controle dos bancos, á posição do artística do arbitro a quando da sinalética, etc, etc, etc...
    Eu este ano por motivos profissionais não pude ir fazer os exames de futsal e não vi preocupação alguma do responsável de futsal para que eu as fosse fazer, tentei mas foi-me negado tal direito??? Há pessoas que ainda não entenderam que estão a prestar um mau serviço á arbitragem e que está na altura de ajudarem os árbitros na aplicação das leis de jogo e não passarem a vida a critica-los por isto que referi atrás!
    A única pessoa que se preocupou com tal assunto foi o sr. presidente que nos ajuda quando é preciso, mas ele sozinho não consegue chegar a todos ao mesmo tempo!
    Deixemos de dar importância a quem não a têm!!!
    Para responder á pergunta do Nelson cá vai!
    Eu por exemplo dou 20m infantis, 25m iniciados, 30m juvenis, 35m a juniores, e seniores! A todo este tempo acresce paragens prolongadas e minutos de tempo morto! um abraço a todos vós!
    Luís Aires

    ResponderEliminar